Hospital Unimed de Limeira

O Hospital Unimed Limeira, fundado em 25 de fevereiro de 1982, é fruto do idealismo de 24 médicos que viram nessa forma de trabalho a melhor opção, tanto para a classe médica como para a população.

O primeiro passo para a fundação da singular paulista se deu por meio de uma reunião, em 1970, entre os médicos Luiz Carlos de Miranda, João Baptista Pedroso de Campos e Jorge Chamilete, então presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) – Regional de Limeira. Eles conseguiram angariar cerca de 30 médicos para a empreitada, número insuficiente segundo a lei que rege o funcionamento das cooperativas.

Em 1981, estudava-se uma maneira para que os profissionais pudessem atender a população mais carente de uma forma mais digna e ética. Na época, o INPS e a Medicina de Grupo atendiam 85% da população limeirense, enquanto o atendimento em clínica privada tornava-se cada vez mais inviável, devido à diminuição do poder aquisitivo da população.

Após várias sugestões, optou-se pela escolha do Sistema de Cooperativa Médica Unimed. Em outubro daquele ano, sob a responsabilidade de Luigi Saullo, ocorreu uma palestra no auditório do Instituto Ítalo-Brasileiro, com a presença dos então presidentes da Confederação das Unimeds e da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, que apresentaram o Sistema à comunidade médica de Limeira.

Quatro meses depois, em 25 de fevereiro de 1982, realizou-se a Assembléia Geral de Constituição com os 24 médicos que colaboraram para a criação da Cooperativa. Na mesma data a primeira diretoria da Singular limeirense tomou posse: como presidente, Luigi Saullo; vice-presidente, Waldemar D’Ambrósio Filho; e Francisco Ronaldo Gorga como superintendente.

Após a constituição da diretoria, a Unimed Limeira foi instalada na Praça Toledo Barros. De imediato deu início à tentativa de angariar clientes e fechar contratos empresariais. Dois anos após a sua abertura, fechou acordo com o seu primeiro cliente Pessoa Jurídica, a companhia Brigatto Indústria de Móveis Ltda..

Naquele período a Associação Paulista de Medicina - Regional Limeira (APM) cedeu gratuitamente suas instalações na Rua Dr. Trajano, para que lá a Unimed atuasse. A Cooperativa permaneceu no endereço até 1984, quando transferiu sua sede para a Rua Barão de Campinas.

Em 1990 uma nova diretoria tomou posse. Waldemar D’Ambrosio Filho assumiu a presidência e ao longo de seu mandato conseguiu transformar a pequena cooperativa numa Unimed modelo no Estado de São Paulo. Dois anos depois, deu início às obras do complexo administrativo e, em 1993, implantou a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas. A cooperativa já contava com mais de 10 mil usuários.

Em 1994, o Centro Administrativo iniciou seu funcionamento e a Unimed firmou contrato de compra com os antigos proprietários da Casa de Saúde Limeira S/A e Clínica Santa Mônica, para que estes espaços se transformassem no hospital próprio. Foram vários meses de intensa reforma, até a inauguração em 08 de março de 1996. Meses depois, em 30 de agosto, a Cooperativa recebeu da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) o título de “Empresa do Ano”.

Em 2003 o Hospital Unimed Limeira recebeu o Selo CQH - Controle de Qualidade Hospitalar, concedido pela Associação Paulista de Medicina (APM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), certificação que se mantém até hoje, após reavaliação em 2006. Em 2005 recebeu a Acreditação Nível 2- Pleno, pelo IQG/ONA- Organização Nacional de Acreditação, mantida também no ano seguinte.

O selo “Best Practice” da 3M do Brasil, concedido em 2006, comprovou as melhores práticas no uso, manuseio, conservação e esterilização de materiais e equipamentos, classificando na categoria máxima de qualidade - Ouro - a Central de Materiais e Esterilização do Centro Cirúrgico.

Hospital Unimed LimeiraComprovando sua qualidade, o Hospital Unimed Limeira, recebeu no início deste ano, a Certificação de Excelência, através da Acreditação em Nível 3 pelo IQG/ONA- Organização Nacional de Acreditação, destacando-se entre apenas 14 hospitais no Brasil.

Hoje, a Unimed é líder no mercado de assistência médica em Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis, com cerca de 55 mil usuários. Possui 15 ações na área de responsabilidade social, entre elas o “Projeto Sócio Ambiental do Hospital Unimed Limeira - Salvem o Planeta" que no ano de 2006 conscientizou cerca de 10 mil crianças sobre a importancia da preservação do meio ambiente.

Unimed Limeira em números

148 médicos
05 médicos credenciados
57 especialidades médicas
01 centro administrativo da cooperativa
01 centro administrativo hospitalar
01 hospital próprio
02 hospitais credenciados
01 pronto-atendimento 24 horas próprio
02 farmácias próprias
01 ótica própria
01 centro de Medicina Preventiva (Vida Saudável)
01 centro de Medicina Ocupacional (Medicina e Segurança do Trabalho)
02 postos de atendimento médico (Iracemápolis e Cordeirópolis)
02 núcleos de Relacionamento com o cliente (centro administrativo e hospital)
01 núcleo de Recursos Humanos
20 recursos credenciados (laboratórios e clínicas de exames especiais)
83 paramédicos em diversas especialidades (serviço à parte por convênio de desconto)
45 dentistas (serviço odontológico à parte por convênio na Uniodonto)
473 colaboradores (funcionários)


Hospital Unimed Limeira
Rua Santa Terezinha, 5 - Centro - Limeira - SP
(19) 3404-8000

Fonte: Unimed




  Sobre o EncontraLimeira
Fale com EncontraLimeira
Anuncie no EncontraLimeira
Cadastre sua Empresa no EncontraLimeira (grátis)



Termos EncontraLimeira | Privacidade EncontraLimeira


Bandeira de Limeira