Associação Atlética Internacional de Limeira

A Associação Atlética Internacional ou Inter de Limeira - como é mais conhecida, é uma equipe de futebol da cidade de Limeira, interior do estado de São Paulo, Brasil. Em 1986 tornou-se o primeiro time interiorano a sagrar-se campeão paulista. Atualmente disputa a série B (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista

História

No início do século existiam em Limeira dois times de futebol. Havia o time das elites, chamado na época de almofadinhas, que se utilizavam de um campo de terra localizado nos altos da cidade, proximidades do Asilo da Mendicidade. E havia o "Barroquinha", o time do "povão", que também treinava e jogava em um campo de terra, localizado nos fins da Rua Dr. Trajano, então Rua do Comércio, subindo pelo "Bicão", onde se iniciava uma "barroca", daí a origem de seu nome.

Neste local foi construído o Estádio de Vila Levy, que sediou os jogos da Inter por muito tempo. O Estádio Major José Levy Sobrinho, o "Limeirão", atual estádio da Inter, foi inaugurado em 1977.Em uma reunião vibrante e decisiva no dia 2 de outubro de 1913 no Teatro da Paz, hoje Teatro Vitória, apaixonados pelo futebol determinaram que associados e jogadores pagariam um mil réis mensais para fortalecer e tocar adiante o time do peito.

Então a partir da oficialização de sua fundação em 5 de outubro do mesmo ano o "Barroquinha" se tornava a Associação Atlética Internacional. O nome da Inter surge da idéia de homenagear todas as gentes em Limeira radicadas (imigrantes japoneses, italianos, alemães, portugueses, etc.), e também copiando o nome do time já extinto da Capital Paulista que fazia sucesso nos campeonatos paulistanos.

O Início Glorioso

O ano era 1912. Os times da cidade eram Almofadinhas e o Barroquinha. O primeiro era considerado de elite e treinava, assim como jogava, em um campo de terra nas proximidades do Asilo de Mendicidade.

Já a outra equipe, era da "massa popular", do "povão" e tinha como campo de terra em que ficava localizado nos altos da antiga Rua do Comércio, hoje, é a rua Dr. Trajano.

O nome "Barroquinha" era devido se iniciava uma barroca ao lado do campo. Pois é… "Barroquinha" é o que originou a nossa gloriosa Associação Atlética Internacional de Limeira no dia 05 de outubro de 1913. Por ocasião de vários imigrantes radicados na cidade, na época, como japoneses, italianos, alemães, portugueses, entre outros, o nome Internacional foi mais do que justo em homenagear todas as "etnias".

Os primeiros "heróis" e diretores foram: presidente José Alves Penteado; vice-presidente: Fausto Esteves dos Santos; secretário: Ajax Garroux; "captain": Antônio Esteves dos Santos Junior (Tonico Esteves) e João Busch como fiscal de campo. A primeira reunião, realizada no "Theatro da Paz", determinou várias regras desportivas assim como os deveres dos associados. Uma delas, por exemplo, quem quisesse atuar pelo time tinha que ser sócio e, junto com os associados, pagar uma mensalidade de 1$000 (mil réis).

Já na parte de futebol, o "captain" da equipe era para manter a disciplina assim como manter a ordem de todos, que, aliás, deveriam estar uniformizado com um calção branco de faixa preta, camisa listrada com as cores preta e branca, além de usar meias pretas com duas listras brancas e obrigatoriamente compridas. A primeira partida foi no dia 12 de outubro de 1913 contra o Sport Clube Carioba, na Vila Americana, na cidade de Americana.

O primeiro grande passo estrutural foi em 1921, quando a família Levy comprou o terreno declinado, do qual a Internacional jogava no campo de terra desse terreno e, realizou terraplanagem, além de deixar o campo pronto para estar em condições de ser um gramado, receber vestiários, arquibancadas e outras estruturas. Nesse campo (a Vila Levy) aconteceu duas partidas inesquecíveis para a glória da Internacional de Limeira como o de invencibilidade por 212 partidas, das quais, em uma partida contra o Palestra, da Capital, no dia 15 de dezembro de 1924, a mídia paulistana noticiou com grande destaque a difícil derrota da Internacional e ostentou-a até hoje o "status" de LEÃO DA PAULISTA.

O esquadrão limeirense jogou com Quinze, Lau e Fenga; Ceará, Zequinha e Munhóz; Campineiro, Pollastri, Pacheco, Augusto Américo e José Petrelli. Contudo, em 1926, a melhor equipe da temporada e vitoriosa excursão pela Europa, o Paulistano, com o considerado melhor jogador do mundo da época, a estrela Friedenreich, veio para Limeira, no dia 26 de setembro e perdeu por 2x1 para a Internacional de Limeira.

Pós-título

Após a conquista do título mais comemorada da história de Limeira, a Internacional não repetiu mais o feito histórico paulista, porém conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série Amarela, em 1988 e, no Campeonato Paulista, manteve a tradição e chegou ao 5º lugar. A alegria e decadência leonina vieram nos anos 1990 através do presidente Fernando Collor de Mello que confiscou a poupança da Internacional e, em situação ruim financeira, a equipe sofreu várias decepções como campanhas ruins no Campeonato Paulista e também no Campeonato Brasileiro.

Em 1990, amargou seu primeiro descenso no Paulista e, também no Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, retorna a Divisão de Elite na gestão do competente Richard Drago. Contudo, em 1992, um novo rebaixamento e esperou até 1996, para conquistar o título, no dia 28 de julho de 1996, com a vitória de 4x0 sobre a Portuguesa Santista, no Limeirão. O treinador? Claro, Seo Macia, o Pepe.

De 1996 até 2003, a Internacional não alterou e não exibiu um futebol de grande qualidade e sempre ficava na zona de rebaixamento até cair no ano de 2003, mesmo com apoio internacional da RI Sport.

Estádio

  • Nome Oficial: Estádio Major José Levy Sobrinho ( Limeirão )
  • Capacidade: 40 mil pessoas
  • Inauguração: 30 de janeiro de 1977
  • Primeiro jogo: Internacional 2-3 Corinthians
  • Primeiro gol: Tião Marino (Internacional)
  • Recorde de público: 44.000 (Internacional 2x3 Corinthians - 30 de janeiro de 1977)
  • Dimensões do gramado: 110m x 72m
  • Proprietário: Prefeitura de Limeira

Títulos

1961 – Campeão da Série Algodoeira, 2ª Divisão de Profissionais

1962 – Vice-Campeão da Série Dr. João Havelange, 2ª Divisão de Profissionais

1962 – Campeão da Série B – Semi-finais, 2ª Divisão de Profissionais

1966 – Campeão da Segunda Divisão de Profissionais

1976 – Vice-campeão do Torneio Brigadeiro Jerônimo Bastos

1978 – Campeão da Intermediária, garantindo ao Leão, o direito de disputar o Campeonato Paulista da Divisão Especial de Profissionais, hoje Primeira Divisão

1986 – Campeão Paulista de Futebol – O primeiro time fora do Eixo dos Grandes

1986 – Campeão do Grupo “G” do Torneio Paralelo

1988 – Campeã Brasileira da Série Amarela – Grupo Especial

1996 – Campeã Paulista da Série AII – Retorno à Série de Elite

2003 – Campeã Paulista Sub20 – Primeira Divisão

2004 – Campeã Paulista da Série AII – Retorno à Série de Elite

Mascote

A grande rivalidade entre clubes do interior paulista fez surgir a mascote do Internacional. Em um jogo disputado contra o Comercial de Ribeirão Preto, o clube de Limeira acabou com uma invencibilidade dos rivais. O Comercial tem como mascote a figura de um Leão. A vitória foi tão expressiva que os torcedores da Inter de Limeira passaram a tratar seu time como o Leão da Paulista.

E como um verdadeiro leão, que simboliza a força, a liderança e a coragem, em 1986 o clube de Limeira desbancou os grandes da Capital e conquistou o título inédito do Campeonato Paulista. Sob o comando do técnico Pepe, e com os gols de Kita e a raça de Gilberto Costa, o Inter de Limeira mostrou a verdadeira força do Leão da Paulista.

Hino do Clube

(Renato Pereira Guimarães/ Mário Tintori)

Eis a equipe altaneira
Do bravo Internacional
que p’ra glória de Limeira
Não teme nenhum rival.
Oh! Leão, Oh, meu Leão
Entra firme no gramado
Vai com garra e coração
Para um gol bem conquistado
Ruge Leão... Aaaaaa.... Uuuuuuuu...
Urra Leão... Aaaaa... Uuuuuuu
Pé na bola, sem demora
Sacode a juba, meu Leão
Sejas hoje, como outrora
Sempre, sempre, campeão...
Oh! Leão, Oh, meu Leão
Entra firme no gramado
Vai com garra e coração
Para um gol bem conquistado
Ruge Leão... Aaaaaa.... Uuuuuuuu...
Urra Leão... Aaaaa... Uuuuuuu

 

Associação Atlética Internacional de Limeira
Avenida Doutor Belmiro Fanelli, s/n - Limeira - SP - CEP:13486-190
(19) 3442-9301

Fonte: Wikipédia | Federação Paulista de Futebol | Inter de Limeira

  Sobre o EncontraLimeira
Fale com EncontraLimeira
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Limeira no Facebook siga o Encontra Limeira no Twitter Encontra Limeira no Google+


Termos EncontraLimeira | Privacidade EncontraLimeira