• página inicial|
  • notícias Limeira|
  • busca|
  • sobre Limeira|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias da Cidade Limeira
siga-nos:
Blog de Limeira
Encontra Limeira no Google+
siga o Encontra Limeira no Twitter
siga o Encontra Limeira no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Y

Funcionária pública de Limeira cita várias irregularidades em licitações

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


Uma funcionária pública que tinha acesso ao gabinete de Silvio Félix (PDT), prefeito afastado em guia de Limeira, interior de São Paulo, e acompanhou de perto vários processos fechados pela administração municipal de 2005 a 2010, citou em depoimento ao Ministério Público (MP) várias irregularidades nas licitações feitas pela administração pública e enviou à promotoria consultas de processos, editais e cópias do Diário Oficial, que podem representar novos problemas para Félix. A EPTV teve acesso, nesta quarta-feira (22), aos depoimentos da testemunha, que tem o nome mantido sob sigilo.

Entre as denúncias feitas por ela, estão casos de carta-convite para concorrência pública que incluíam empresas que sequer sabiam que estavam fazendo parte do processo. Em outras situações, segundo a testemunha, não se exigia documentação mínima para licitações ou a empresa não comprovava experiência anterior na área.

Entre as 55 licitações investigadas pelos promotores com suspeitas de irregularidades, está a contratação, em 2007, da empresa que ia controlar o serviço de portaria da Prefeitura. Para comprovar, por exemplo, sua capacidade técnica, ela teria usado documentos de outras empresas.

O mesmo teria acontecido com outro contrato investigado pelo MP, no valor de R$ 1,5 milhão com uma empresa, em 2006. Ela fazia o trabalho de marketing da Prefeitura, só que utilizou as qualificações técnicas de uma empresa homônima, mas com CNPJ diferente e bem mais antiga. Todo o material está sob análise dos promotores desde dezembro de 2011.

Foi depois desses depoimentos que o MP conseguiu autorização da Justiça para ocupar o prédio da Prefeitura, no início deste mês, e retirar vários documentos que podem comprovar o que foi dito pela testemunha. Dezessete pessoas estão sendo investigadas. Todas fizeram parte da administração municipal ou ainda ocupam cargos públicos em Limeira.

Outra caso
A empresa responsável pela obra de uma creche que está fechada para reforma desde que parte da estrutura desabou, há mais de um ano, em Limeira, pode ter sido beneficiada no esquema de fraude investigado pelo MP.

A construtora é uma das cinco empresas suspeitas de terem sido criadas pelo ex-secretário de Obras, Renê Soares, o ex-secretário de Planejamento, Italo Ponzo Junior , e o atual secretário de Governo, Sérgio Sterzo.

Eles fariam parte de um grupo que coordenava todo o esquema de licitação para obras públicas na Prefeitura de Limeira e que seria comandado por Carlos Henrique Pinheiro, conhecido como Rico, preso em uma operação dos promotores e da polícia em novembro do ano passado.

Respostas
A reportagem tentou contato com todas as pessoas citadas nesta matéria, mas foi informada de que Renê Soares, Italo Ponzo e Sérgio Sterzo estão fora da cidade. Carlos Henrique Pinheiro também não foi localizado. Sobre os contratos em licitação, a Prefeitura de Limeira não vai mais falar sobre o assunto.

Crise
Desde o final do ano passado Limeira vive um clima de turbulência na Administração Pública. Foram duas ações do MP. A primeira resultou na prisão da ex-primeira dama, Constância Félix, de dois filhos e de outras nove pessoas ligadas ao prefeito afastado. Os envolvidos são acusados de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, sonegação fiscal e furto qualificado. Na segunda ação foram apreendidos vários documentos na Prefeitura, que estão sob investigação da promotoria pública.

Fonte: G1

Esta notícia foi publicada em sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012 a 14:36 na categoria Notícias Limeira.



Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    27
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Prefeitura de Limeira entrega Centro de Atenção à Saúde da Mulher
    • Sobre o blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Conheça o novo site de Classificados de Limeira
    • Festival de Orquídeas deixa a cidade de Limeira com aroma de chocolate
    • Senac Limeira oferece cursos de capacitação gratuitos à comunidade
    • Conferência Municipal em Limeira discute ações para o esporte
    • Utilidade Pública: Recadastramento biométrico segue até 28 de fevereiro em Limeira
    • PAT Limeira oferece diversas oportunidades de emprego; confira
    • Limeira: Confira a programação do Saúde sobre Rodas para fevereiro
    • Férias na Cidade, diversão e saúde para a comunidade limeirense
    • Poupatempo Municipal de Limeira muda de endereço; saiba mais
    • Limeira: Oficina Cultural Carlos Gomes abre inscrições para o primeiro trimestre de 2014
  • Categorias

    • Concursos Limeira (1)
    • Cursos Limeira (5)
    • Empregos Limeira (7)
    • Eventos Limeira (13)
    • Notícias Limeira (572)
    • Serviços Limeira (9)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da Cidade Limeira
Termos do Serviço | Política de Privacidade