Rodoviária sinaliza sair do papel em Limeira
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012Os envelopes da concorrência pública para construção da nova rodoviária da cidade de Limeira foram abertos na quarta-feira, dia 1º, mas ainda não foi definida a empresa vencedora do processo licitatório. De acordo com a Secretaria de Comunicações da prefeitura, uma comissão está avaliando as habilitações de cada empresa. Como ainda não foi escolhida a empresa, o DGS (Departamento de Gestão de Suprimentos) informou que não foram definidos prazos para o início da obra. “Ao fim do processo, após habilitação da empresa, classificação, homologação e prazos de recurso, é que serão realizados a contratação e o início da obra”, declarou.
A nova rodoviária é uma promessa do governo Félix, que perdura há oito anos. Ao que tudo indica, o local não deve ser inaugurado ainda este ano. O projeto é envolto por várias polêmicas. O último impasse ocorreu no início do ano passado, após o cancelamento do contrato com a empresa Prisma Engenharia, responsável pela obra. Na época, a prefeitura alegou, por meio de sua Assessoria de Comunicações, que o contrato foi quebrado porque a empresa não cumpriu o edital da licitação, que previa o pagamento do terreno adquirido para a obra, avaliado em R$ 3 milhões. Outro problema, no início do projeto, foi a rejeição da população com relação ao primeiro local escolhido. A atual área do terminal rodoviário fica na rua Miguel Guidotti, entre a Unip e a empresa Dohler, às margens da rodovia Anhanguera (SP-330).
A prefeitura também já alegou falta de verba, atrasando ainda mais a obra, que nunca saiu do papel. O projeto já está pronto e conta com uma estrutura completa. PROJETO A empresa contratada terá que construir o terminal rodoviário, com área total de 5.737,65 m2, em um terreno de 30.530,95 m2. Será feito um bloco em três pavimentos, sendo interligados por elevadores, escadas e escadas rolantes, e o acesso principal será feito por rampa com passarela metálica.
O pavimento inferior será destinado a 22 plataformas, pátio de espera de ônibus, sanitários com fraldários, área de espera, ambulatório, sala para a PM (Polícia Militar) e interligado com o pavimento térreo, por meio de escadas e elevador. Por ele, os ônibus chegarão e sairão do terminal rodoviário por meio de acessos independentes controlados por guaritas elevadas. O pavimento térreo será destinado a 20 bilheterias, sanitários com fraldários, área de espera, área de alimentação, sala da GM (Guarda Municipal), sala de Juizado de Menores e serviços com acesso por meio de rampa com passarela metálica coberta.
O pavimento superior será destinado à administração e área dos funcionários, com acesso por meio de escadas e elevador. A passarela será em estrutura metálica com fechamento lateral em chapa metálica até a altura de 1,20m e com cobertura em telhas de policarbonato liso transparente.
Fonte: Jornal de Limeira